O que é coaching?

COACHING


O que é?

   O coaching consiste em ajudar as pessoas a mudar no sentido em que almejam. O coaching apoia as pessoas em todas as fases do processo de se tornarem aquilo que desejam e ser o melhor que podem. Ele terá o papel fundamental de estimular o cliente a encontrar suas respostas nesse processo que visa aumentar o potencial e levá-los a agir de maneira mais assertiva.

   Essa metodologia surge nos anos 2000 no Brasil e segundo uma pesquisa feita pelo International Coach Federation (ICF), o coaching cresceu mais de 300% no Brasil e a estimativa é que esse segmento tenha movimentado mais de R$ 50 milhões.


 Tipos de coaching.

   Os principais tipos de coaching estão conectados aos aspectos da profissão e aos aspectos da vida das pessoas. 
   Os tipos de processos de coaching mais específicos são: 

coaching de vida.
   Esse tipo de coaching foca em aumentar a satisfação do indivíduo como um todo.

coaching executivo.
   Esse tipo de coaching foca em elevar a performance do executivo (líder ou gestor).

coaching de carreira.
   Esse tipo de coaching busca auxiliar o coachee (cliente que receberá o processo de coaching) a encontrar a satisfação na carreira, apoia-o nas etapas que envolvem a gestão da carreira.

coaching de equipe (de trabalho).
   É o processo em que o coach (profissional que aplica o processo do coaching) atua para aumentar o desenvolvimento de uma equipe para alcançar uma meta ou projeto.


Psicólogo versus coach

Nem todo coach é psicólogo;
Com o psicólogo você faz uma terapia para o emocional/psicológico;
Com o coach você recebe estímulos. É indicado procurar um coach quando o problema não é tão grande, quando este não lhe atrapalhe tanto emocionalmente quanto psicologicamente


Técnica do Rapport

   Rapport é uma palavra de origem francesa e não tem tradução para o português, pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação.
   É uma técnica da PNL (Programação Neurolinguística) que consiste em seduzir, em um bom sentido, o cliente para assim ganhar sua confiança.
   A confiança diminui a tensão interpessoal e faz com que o futuro ou atual cliente fique mais à vontade.
   

Por: Natália Bernardo.

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