Psicologia Humanista

   No início da Idade Moderna, o termo Humanismo (ideologia humanista) designou um movimento de reptura com os ultrapassados valores medievais.
   O antropocentrismo significou o deslocamento das atenções para o homem. Ohomem foi colocado no centro das preocupações, sendo levado a descobrir que os acontecimentos não se davam "graças a Deus", mas graças à determinação do homem em resolver os problemas que a vida lhe apresenta.
      A Psicologia no século XVIII era uma disciplina que apenas entrou no ensino acadêmico e era mais um capítulo nos manuais de Filosofia, porém começava a se disseminar.


Psicologia no século XIX

   A Psicologia científica nasceu nas universidades alemãs no século XIX, separando-se finalmente da Filosofia.
 
A universidade fundada por Wilhelm Von Humbolt em Berlim no ano de 1810, consolidou o modelo da universidade moderna devido o seu excelente padrão de pesquisa e ensino. Esse modelo propragou-se rapidamente às outras universidades
alemãs mantidas pelo Estado e recebiam grandes quantidades de livros e equipamentos, favorecendo assim pesquisas em Química, Física, Fisiologia, Filosofia e Anatomia.


Primeiro laboratório de Psicologia

   A Psicologia científica foi o resultado da união entre Psicologia Filosófica e o espírito experimental das ciências naturais.
 
Wilhelm Wundt (1832-1920) é consideradk o fundador da Psicologia moderna pois criou o primeiro laboratório de Psicologia de Leipzig, cituado na Alemanha. A criação desse laboratório significa que finalmente a Psicologia poderia realizar experimentos antes proibidos pela igreja, no período medieval.


Método de estudo

   O método de estudo da Psicologia Experimental é a introspecção controlada, método em que o profissional mostra ao paciente objetos, como pinturas, ou toca alguma música com o objetivo de ter conhecimento sobre os seus sentimentos.


Referências:

  1. https://www.gettyimages.pt/fotos/wilhelm-von-humboldt;
  2. https://www.google.com/search?q=Wilhelm+Von+Humboldt&client=ms-android-samsung-gj-rev1&sxsrf=ACYBGNRXFkl_6h9HbSlNMXZNxVDXjRU1YA:1575766606420&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjE8suG7KTmAhXjL7kGHWLDB7wQ_AUoAXoECBIQAw&biw=1103&bih=1923#imgrc=g_IAXI7GD8wDpM

Por: Natália Bernardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variáveis Dependentes - C.O