Variáveis Dependentes - C.O

Variáveis Dependentes do C.O


   Os estudiosos do C.O construíram um modelo de comportamento organizacional composto pelas chamadas variáveis dependentes que ao todo são 5 - mais recentemente a quinta foi adicionada, a cidadania organizacional. 
   Chama-se variáveis dependentes pois elas dependem umas das outras para um bom funcionamento da empresa.

Produtividade
   
   É a medida da capacidade produtiva de uma organização. Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos. As medidas de eficiência organizacional incluem o retorno de investimento, lucro por valor de venda e resultado por hora de trabalho.

Absenteísmo

   É o não-comparecimento do funcionário ao trabalho. Em alguns casos, o absenteísmo pode ser positivo para a organização, em casos de doenças por exemplo. Seu custo anual foi estimado em mais de 40 bilhões de dólares nas empresas norte-americanas, e 12 bilhões de dólares nas canadenses. 

Rotatividade

   É a permanente entrada e saída de pessoas da organização e pode ser voluntária ou involuntariamente, ou seja, auto demissão ou desligamento de um funcionário da empresa.
   Um índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento dos novos funcionários, além de que causa ruptura na eficiência da organização, quando pessoal experimente e experimentado deixa a empresa e é necessário encontrar substitutos e prepará-los para assumir posições de responsabilidade.
   Entretanto, não é em todos os casos que a rotatividade será negativa. Quando aquele funcionário apático com as suas responsabilidades é desligado da empresa ocasionará um maior rendimento desta.

Cidadania Organizacional

   É um comportamento discricionário, ou seja, é uma atitude que não faz parte das exigências funcionais de um funcionário, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. As organizações, geralmente, necessitam de funcionários que façam além de suas obrigações.

Satisfação com o Trabalho

   Pode-se definir como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer e atua mais como uma atitude do que um comportamento. Por quê, então, ela é considerada uma variável básica? Por duas razões: ela demonstra uma relação com fatores de desempenho e preferências de valores defendidos por diversos pesquisadores do C.O.
   Costuma-se associar o nível de satisfação dos funcionários com a produtividade organizacional, mas também está relacionada com a qualidade de vida.


Por: Natália Bernardo.

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