As três grandes mudanças

Os papéis dos executivos segundo Mintzberg

Psicologia organizacional


   No final da década de 1960, Henry Mintzberg, um estudante de graduação do Instituto de Tecnologia de Massachusett, realizou um estudo com cinco executivos com o objetivo de determinar o que esses profissionais faziam em seu trabalho. Com base nessas observações, Mintzberg concluiu que os executivos desempenham 10 papéis, ou conjunto de comportamentos atributíveis diferentes, altamente interligados, papéis esses que podem ser agrupados de acordo com suas características básicas, relativas aos relacionamentos interpessoais, à transferência de informações ou à tomada de decisão. 


Papéis de Relacionamento Interpessoal
   
   Todos os executivos precisam realizar tarefas de natureza cerimonial e simbólica.

Figura de proa

   É o símbolo da liderança e é necessário para o desempenho de diversas atividades rotineiras de natureza legal ou social. Exemplos: comando de cerimônias, exigências de status e outras situações como essas. 

Líder

   O executivo é responsável pela motivação e direção dos subordinados. Exemplo: desempenho de praticamente todas as atividades gerenciais que envolvem os subordinados.

Ligação

   O executivo mantém uma rede externa de contatos que fornecem favores e informações. Exemplos: correspondências e trabalhos em instituições externas.


Papéis de Informação

   Os executivos também funcionam como um canal de transmissão de informações. 

Monitor

   O executivo decebe grande variedade de informações e funciona como o sistema nervoso central para as informações internas e externas da organização. Exemplo: cuida de toda a correspondência e dos contatos que digam respeito ao recebimento de informações. 

Disseminador

    O executivo transmite as informações de fontes externas ou de subordinados para os demais membros da organização. Exemplos: cuida da correspondência que entra na organização com propósitos informativos e faz contatos verbais que envolvem o fluxo de informações para os subordinados, como sessões de revisão.

Porta-voz

  O executivo transmite externamente informações sobre planos, políticas, ações e resultados da organização e serve como especialista no setor econômico ao qual pertence a organização. Exemplos: participa de reuniões de conselho e cuida dos contatps que envolvem a transmissão de informações para as pessoas de fora da organização.


Papéis de Decisão

   Os executivos também assumem papel de empreendedores, alocadores de recursos e também de negociadores. 

Alocador de recursos

   O executivo toma decisões organizacionais significativas ou dá apoio a elas. Exemplo: cuida dos cronograma, dos pedidos de Autorização, do orçamento e da programação dos subordinados.

Negociador

   O executivo é responsável pela a representação da organização em importantes negociações. Exemplo: cuida da negociação de contratos.



Referência:MINTZBERG, Henry. The Nature of Managerial Work. 1 ed. Harper. 1973. 298 p. 

Por: Natália Bernardo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variáveis Dependentes - C.O